5.1.10

BREVE RESUMO DA IGREJA DE TEOLOGIA CALVINISTA EM PERNAMBUCO

Paisagem Pernambuco por Frans Post

Este mapa pitoresco mostra o esquadrão naval holandês comandado por Hendrick Corneliszoon Lonck, na invasão de Pernambuco em 1630.

Aos poucos e regularmente irei reformular este resumo, no momento este micro-histórico será suficiente para dar início ao blog. O leitor considere que o documento está em elaboração. Independente das controvérsias entre historiadores, o que me atrai nessa história é o fato de que Pernambuco sofreu influência calvinista dos holandeses, e os reflexos desses “raios fúlgidos” permanecem até os dias de hoje. As revisões históricas serão bem-vindas.

1ª FASE – Século 17

Séculos atrás, em 1630 os holandeses ocuparam Pernambuco e estados próximos. Juntamente com os óbvios interesses econômicos da Companhia das Índias os holandeses trouxeram e transmitiram o seu protestantismo calvinista aos nativos da região. Há muita história pra contar, e espero contá-las, mas o que me chamou atenção mesmo, nessa fase, foi imaginar os índios sendo calvinistas em sua teologia. Seis índios foram para os Países Baixos para estudar a religião cristã reformada. Considero isto como a primeira fase do calvinismo em solo Pernambucano. A presença holandesa durou apenas 24 anos no Nordeste brasileiro. Existiram vinte e duas igrejas reformadas no Nordeste neste período, resumindo.

Para saber mais sobre essa fase:

http://www.ipfarol.com.br/downloads/%C3%8Dndios%20Evang%C3%A9licos%20no%20Brasil%20Holand%C3%AAs.doc

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo_no_Brasil

2ª FASE – Século 19

Uma segunda fase se deu em 1873, quando um jovem missionário americano graduado em teologia em um seminário calvinista chegou a Recife, seu nome: John Rockwell. Antes de sua chegada já havia um início de trabalho evangelístico de um colportor da Sociedade Bíblica Britânica em Recife, um senhor chamado Manoel José da Silva Viana, congregacional oriundo da Igreja do Dr. Kalley. Em 1873, o próprio Kalley organizou a Igreja Evangélica Pernambucana. A origem da igreja congregacional vem dos puritanos da Inglaterra, de linha calvinista, porém Kalley preferiu implantar igrejas menos alinhadas com o presbiterianismo, sua origem teológica.

Realizar um trabalho evangelístico nessa época não era uma tarefa das mais fáceis. A religião oficial era a Católica Romana. A separação entre Igreja e Estado aconteceu somente em 1891 após a proclamação da República (1889). Antes disso as leis do Império deveriam ser obedecidas. John Rockwell teve que pedir autorização ao Presidente da Província para poder pregar livremente o Evangelho, vender e distribuir Bíblias, e livros. Conseguiu autorização mas o povo católico o desprezava como herege, sendo muitas vezes insultado.

Conheça detalhes dessa história:

http://www.primeiraigreja.org.br/index.php?page=historia

http://pt.wikipedia.org/wiki/União_das_Igrejas_Evangélicas_Congregacionais_do_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Congregacionalismo

3ª FASE – Século 20

Do século 19 para o 20, muitas igrejas presbiterianas e congregacionais foram implantadas no estado, mas aos poucos foram arrefecendo o zelo pela doutrina calvinista. As presbiterianas em menor escala por causa dos Símbolos de Fé que regem o Supremo Concílio. Porém é inevitável citar a influência do pentecostalismo e do arminianismo sobre praticamente todas as igrejas de Pernambuco. Esse período é caracterizado por declínio teológico calvinista gradual. As igrejas congregacionais se perderam rapidamente em doutrinas humanistas, com exceções de alguns pastores calvinistas isolados e perseguidos. As presbiterianas do Brasil (IPB) dependem muito da linha que o presbitério segue, por vezes mais ou menos conservadoras.

A Fé Reformada só é reacendida com mais ênfase nos anos de 1970, 80, 90 e 00 (principalmente na última década) através de missionários calvinistas vindo das Igrejas Reformadas Canadenses e das Igrejas Reformadas Libertadas da Holanda. Hoje, já é possível dizer que há Igrejas Reformadas do Brasil através desse trabalho reiniciado no Nordeste brasileiro. Há uma Igreja Reformada do Brasil em Recife-PE e São José da Coroa Grande-PE.

Para saber mais: http://www.irbmaceio.com.br/quemsomos.php

Outra contribuição valorosa em erguer a bandeira teológica calvinista, não timidamente, no final do século 20, em 1992, foi o Projeto “Os Puritanos”. A obra começou com um grupo de irmãos presbiterianos com a intenção de traduzir livros. Logo produziram um jornal (que posteriormente veio a ser uma revista) para divulgar literatura refomada calvinista de Pernambuco para todo Brasil. Um importante marco desse projeto foi realizar um simpósio anualmente. Dedicados servos de Deus vieram ao Brasil, através do simpósio, pregar o Antigo Evangelho e equipar os irmãos calvinistas. E até os dias atuais continuam firmes nesse propósito.

Em Caruaru, agreste pernambucano, 130 km de Recife, no ano de 1991, membros batistas “tradicionais” em Caruaru-PE, ouviram ensinos reformados de Josafá Vasconcelos, e em 1994 deram início a estudos teológicos sistemáticos de doutrina calvinista. No ano de 97 não havia mais possibilidades de suportar a teologia arminiana-pentecostal-pragmática da igreja de origem deles, logo dando inicio a um trabalho de Fé Reformada como congregação, acolhidos prontamente por uma igreja batista em Petrolândia-PE que principiava na teologia calvinista. Decididamente o grupo separatista recebeu apoio de Manoel Canuto do Projeto Os Puritanos de Recife. E no ano de 2000 a Batista Reformada tornou-se oficialmente igreja, sob a liderança do irmão Edson Rosendo. Esta igreja subscreve a Confissão de Fé de Londres, de 1689. A Igreja Batista Reformada é a primeira Igreja Batista de Confissão reformada que Deus organiza no estado de Pernambuco. A sua liderança tem trabalhado duramente em desenvolver os Salmos cantados, uma obra inédita em língua portuguesa.

Caruaru tem outra igreja independente de cunho estritamente reformado, desde 2002, a Primeira Igreja Congregacional Reformada, implantada pelo irmão Santana Dória, hoje sob a liderança de Pereira Neto. Esta tem passado por várias reformas internas, inicialmente adotou a Confissão de Fé de Westminster com algumas ressalvas e hoje tem tentado resgatar as origens congregacionais adotando a Confissão de Fé de Savoy de 1658 e cantando Salmos nos cultos.

Ainda sobre o cenário calvinista caruaruense, vale ressaltar que a Primeira Igreja Presbiteriana tem mais de 80 anos de idade e a Primeira Igreja Congregacional tem mais de 100 anos, ambas fruto de trabalho missionário calvinista, mas hoje esfriadas pelo pragmatismo religioso, por mais que queiram negar.

Esta cidade do interior ainda conta com uma IPCB, Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil, que é mais sólida em preservar os símbolos de fé de Westminster do que a IPB. É decorrente do entendimento da doutrina reformada que um membro da 1ª IPB, Jaziel Cunha, teve ao ouvir os líderes da batista reformada, Edson Rosendo e Jorge Vicente, e assim, inconformado com a situação da IPB, no ano de 2000 o irmão Jaziel entrou em contato com o departamento missionário da IPCB, em pouco tempo, os campos de Caruaru e Bezerros surgiram simultaneamente. A congregação de Caruaru está se empenhando para estruturar-se e tornar-se uma igreja nos moldes da Constituição e Ordem da igreja Conservadora.

Continua...


Um comentário: