3.11.19

O TREM E A BÍBLIA NO PAÍS DE CARUARU


O TREM E A BÍBLIA NO PAÍS DE CARUARU

Hoje a antiga estação ferroviária de Caruaru está desativada, não há mais nenhum som de trem no local, tornou-se patrimônio cultural da cidade e se transformou em Polo Cultural Estação Ferroviária.

Você sabe qual é o primeiro nome da estação ferroviária de Caruaru? ESTRADA DE FERRO CENTRAL DE PERNAMBUCO, este era o nome oficial denominado pelos investidores ingleses da empresa GREAT WESTERN. O nome CENTRAL foi homenageado pelo time alvinegro de Caruaru: CENTRAL SPORT CLUB (1919). -- Na Inglaterra o clube alvinegro mais famoso é o Newcastle United Football Club, com seu uniforme titular preto e branco.

A Inglaterra tem uma longa tradição não só no futebol, mas na industrialização mundial e em suas antigas agências missionárias cristãs evangélicas.
-- Alguns missionários ingleses no século XIX marcaram a história das missões: William Carey, Hudson Taylor, Adoniram Judson, David Livingstone. -- Seus missionários se espalharam pelo mundo como ferrovias e estradas. Estes desbravadores irmãos em Cristo eram verdadeiros “arranca tocos”. A música do grupo Sal da Terra faz jus ao que todo missionário deve ser: “De sandália ou de alpercata / Comendo poeira e chão / De jumento ou bicicleta / Ou em cima de um caminhão / Os pés de quem prega o evangelho quão formosos são / Não importa o transporte / Não importa a condução / O importante é chegar junto / E fazer a pregação / Os pés de quem prega o evangelho quão formosos são”.

A estação ferroviária é um memorial presente da vocação mercantil de Caruaru e suas portas abertas para acolher pessoas de outras regiões. Os trens que passaram por Caruaru traziam pessoas de todos os lugares. Quantas Bíblias e evangelistas anônimos os trens transportaram? Deus deu ao homem o domínio sobre o mundo e as tecnologias são como ferramentas deste domínio. De modo especial os séculos XIX e XX da industrialização trouxeram uma ampla transformação em grande parte do mundo.

Segundo Max Weber, em  “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904), obra que aborda a influência do calvinismo, especialmente inglês, no capitalismo moderno, os grandes homens de negócios da Revolução Industrial, os mais bem sucedidos eram protestantes europeus, e ingleses em especial. Em 1835 os ingleses criaram uma poderosa indústria ferroviária, a Great Western Railway Company, e em 1872, já havia plano de expansão internacional da companhia, e o Brasil rapidamente se transformou em potencial cliente por seu imenso território, e uma filial inglesa fora destinada a construir ferrovias no Brasil. Assim nasceu a Great Western of Brazil Railway Company Limited, que logo ficou conhecida no país como Greitueste.

A bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco, Lúcia Gaspar, relata sobre a Great Western que, a primeira concessão autorizada para Pernambuco (pelo Brasil Império) foi em 1873, para construir uma ferrovia que ligaria a capital Recife até Limoeiro. Em 1881 iniciou seu funcionamento, com a conclusão do primeiro trecho (Recife–Paudalho). 

Ainda segundo pesquisa (GASPAR), em 1896 a Greitueste construiu a ferrovia Recife–Caruaru e no início do século XX, arrendou as demais ferrovias do estado.  Em 1945 a Great Western possuía mais de 1.600 km de ferrovias, alcançando outros estados do Nordeste. Em 1951 encerrou suas atividades no Brasil, sendo sucedida pela Rede Ferroviária do Nordeste, antecessora da Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA). -- Entre 1882 e 1883, a estrada de ferro de Limoeiro transportou 2.061 passageiros de 1ª classe e 33.377 de segunda. Em 1884 e 1885, com a introdução dos vagões de 3ª classe, foram transportados mais de 60.000 pessoas. – Continua GASPAR:

Além de passageiros, a Great Western transportava também os principais produtos da região, como açúcar, álcool, madeira, algodão, feijão. Depois da estrada Recife-Limoeiro, a empresa construiu a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (1885-1896) ligando Recife a Caruaru. A ferrovia iniciava no bairro de Afogados, no Recife, próximo à Casa de Detenção (atual Casa da Cultura), passando por Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros, terminando em Caruaru. Nessa época, Vitória possuía mais de 70 engenhos; Bezerros, mais de 20 fábricas de rapadura, e Caruaru exportava para o Recife uma grande quantidade de solas, couros, algodão, queijo, feijão, além de realizar uma das maiores feiras de gado da região.

A empresa chegou a possuir uma rede ferroviária de mais de 1.600 quilômetros distribuídos entre os Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A história da Great Western está tão ligada à da produção no Nordeste brasileiro, que ninguém pode escrever sobre a história econômica da região sem consultar seus relatórios e arquivos. (GASPAR).

Caruaru se tornou economicamente CENTRAL em Pernambuco e hoje sua população caminha para 400 mil habitantes. Fundada em 1857, inicialmente uma fazenda, hoje é um importante polo médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico. Sua feira é internacionalmente reconhecida como patrimônio imaterial e histórico. Seu artesanato é mundialmente conhecido através do pioneirismo artístico do Mestre Vitalino. E a UNESCO reconhece Caruaru como o maior centro de arte figurativa das Américas.

A antiga localização da feira era muito próxima da estação ferroviária e isto certamente contribuiu para a grande circulação de produtos e de pessoas de toda Mesorregião do Agreste Pernambucano. A Palavra de Deus está espalhada por toda terra. O Evangelho de Jesus Cristo chegou aos confins da mundo em obediência a ordem do SENHOR:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. -- Mateus 28:19,20

EVANGELHO POR MAR E TERRA

Muito antes das estradas de ferro no Brasil, o protestantismo plantou (vindo por via marítima) as primeiras sementes da Reforma Protestante, através dos franceses huguenotes (1555-1557) no Rio de Janeiro e posteriormente com os holandeses (1630-1652) em Pernambuco, porém os séculos XIX e XX vieram como uma locomotiva e os trabalhos dos missionários protestantes congregacionais e presbiterianos foram extraordinários, desenvolveram sociedades bíblicas e missionárias bem elaboradas e eficazes. E adentraram ao interior do Nordeste.

Um breve resumo: Em 1885 chega ao Rio de Janeiro o missionário congregacional escocês, Robert Reid Kalley. E em 1873 é fundada a Primeira Igreja Congregacional de Recife e do Nordeste, denominada: Pernambucana. Em 1879, o Rev. Kalley recebeu apoio da Inglaterra com a chegada do Rev. Fanstone. Em 1898, o missionário congregacional inglês Rev. Charles Kingston visitou Caruaru e esta semente originou a Primeira Igreja Congregacional em Caruaru. Em 1911 havia aproximadamente 25 pessoas evangélicas em Caruaru. – Atualmente, dados do IBGE de 2010, em Caruaru a religião Católica Apostólica Romana corresponde a 66,4% da população residente, ou seja, 209.003 pessoas, em 2010. As religiões evangélicas correspondem a 21.7% (68.336 pessoas) da população residente. Certamente estes números já estão diferentes em 2019, o crescimento de igrejas evangélicas é exponencial, porém tudo começou como um pequeno grão de mostarda.

No começo do século XX missionários e missionárias, ingleses, escoceses e pernambucanos realizaram trabalhos de colportagem e pregação pelo Agreste Pernambucano. Colportagem é a distribuição de publicações, livros e panfletos religiosos por pessoas chamadas "colportores", eles foram muito importantes para interiorizar o protestantismo em Pernambuco. Estes primeiros missionários do século XIX e XX foram precursores, repassavam Bíblias e literatura evangélica por toda região, fundavam jornais, escolas, pontos de pregações e igrejas. Sofriam perseguições e discriminações, mas perseveram na missão. Estes primeiros missionários não eram bem-vindos nas regiões nordestinas, eram chamados de "nova seita" pela grande população católica. Os templos evangélicos e missionários eram constantemente apedrejados, livros e bíblias regularmente queimados.  Há um registro interessante dessa época sobre perseguição: “é costume em Caruaru dar-se surras nos evangélicos” e a polícia não tomava nenhuma providência. A hegemonia era católica romana, mas o trabalho devia avançar. Não podemos esquecer a memória daqueles que se gastaram na obra e alguns perderam suas vidas por amor ao SENHOR JESUS CRISTO.

Em 1928, W. B. Forsyth, missionário congregacional inglês veio a Caruaru e sua missão envolveu Caruaru, Porteiras e Poço Fundo, região de Santa Cruz do Capibaribe. A Igreja Congregacional em Caruaru, desde então contribuiu muito com a expansão de igrejas independentes por toda cidade e região. Posteriormente chegaram muitas outras denominações seguindo os passos dos pioneiros.

Em 1859, é o ano da chegada do primeiro missionário presbiteriano no Brasil, Rev. Simonton, e em 1862 sua missão organizou a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil no Rio de Janeiro. Em 1873, desembarcou um missionário presbiteriano em Pernambuco, o Rev, John Rockwell Smith. O Rev. Smith visitou todas as principais cidades do Nordeste brasileiro. Organizou além da Igreja de Recife (1878), a de João Pessoa-PB em 1884 e a de Maceió em 1887. A partir de 1874 acontece a primeira expansão missionária presbiteriana de Pernambuco em direção a Maceió-Al e Pilar-Al. Em 1878 – Ano marcante para o presbiterianismo nordestino, o Rev. Smith organizou a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, ministrada pelo Rev. Blackford. Respectivamente a igreja presbiteriana se espalhou por Garanhuns, Goiana, Canhotinho, Palmares, Areias e Caruaru. O Agreste desde muito tempo vem sendo trabalhado por inúmeras denominações, mas no Sertão Nordestino, segundo dados da JOCUM, hoje, há 15 milhões de habitantes da zona rural, e desta população apenas 0,1% é evangelizada. É como voltar no tempo, o contexto atual no Sertão.

REFORMA HOJE

Em, 31 de outubro de 2019, comemorou-se 502 anos da Reforma Protestante.  A data foi um excelente momento para relembrar a razão da existência do protestantismo, qual nossa herança, qual a importância de nossa história.

Atualmente, em Caruaru acontece um congresso interdenominacional chamado “Reforma Hoje”, o qual reúne irmãos e irmãs de muitas igrejas evangélicas. O congresso proporciona gratuitamente às igrejas da região e população em geral um encontro com programação voltada para pregação do Evangelho com pregadores de todo país, oferece literatura teológica através de livrarias com a presença das melhores editoras cristãs do Brasil e espaço para apresentações de seminários teológicos. Por quatro anos o congresso foi organizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, o local da antiga Fábrica Caroá, fundada em 1935, uma importante companhia histórica para a economia de Caruaru. E em 2019, na 5ª edição do Congresso Reforma Hoje, o espaço escolhido para 2000 pessoas foi a antiga estação ferroviária, no coração do Agreste.

Por sua relevância histórica o 5º Congresso teve como tema central: Um retorno ao verdadeiro Evangelho, duração de três dias com a ministração da pregação por dois pastores, o Rev. Heber Campos Jr e Rev. Ronaldo Lidório. Este reconhecido como um dos principais missionários ligado à Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT) e à WEC Internacional. Atuou por nove anos no noroeste africano, entre o povo konkomba-bimonkpeln, como plantador de igrejas e tradutor do Novo Testamento. E atualmente trabalha entre povos indígenas no Brasil.

Receber o missionário Ronaldo Lidório para ministrar a Palavra de Deus na antiga estação ferroviária de Caruaru, onde muitas igrejas realizaram uma demonstração pública de comunhão, foi um marco histórico para que a Igreja Local fortaleça sua vocação e avance. Em 1911 Caruaru tinha duas dúzias de cristãos evangélicos, hoje provavelmente caminhando para 70 mil, segundo IBGE 2010. O púlpito do 5º Congresso juntamente com toda estrutura do evento ficaram instalados sobre os antigos trilhos de ferro da antiga estação. Pisamos no mesmo chão batido dos pioneiros missionários, muitos heróis anônimos da fé. Irmãos do passado que muito provavelmente transportaram Bíblia e literatura cristãs nos vagões dos trens que trouxeram ou levaram esperança em Cristo Jesus para mais localidades; para mais regiões.

A Bíblia está aberta e sendo pregada através de diversos canais, atualmente temos excelente literatura, seminários e congressos. Podemos dizer que estamos equipados para evangelizar a região e o mundo. E também podemos dizer que até aqui nos ajudou o SENHOR. Que o SENHOR abençoe Caruaru para que Deus transforme os homens e mulheres de barro em missionários atuantes do Deus vivo!

Os primeiros missionários vieram da América do Norte e da Europa para cá. Hoje a Igreja Local tem missionários nativos por toda região, e pode iniciar um movimento de plantação de igrejas cada vez mais atuante e consciente de sua missão. Como diz a continuação da música do Grupo Sal da Terra:

Ao seu povo Deus dá ordem e também a direção / Ide pregai o evangelho essa é a nossa missão / Os pés de quem prega o evangelho quão formosos são / Lá em atos dos apóstolos Deus traz mesmo orientação / Sede minhas testemunhas em toda e qualquer região / Os pés de quem prega o evangelho quão formosos são / Norte, sul, leste a oeste Brasil é grande nação / Muitas vidas perecendo que você tem feito irmão? / Os pés de quem prega o evangelho quão formosos são / Sai da tua parentela faz tua parte de cristão / Pregar o evangelho ao mundo Deus não faz acepção / Os pés de quem prega o evangelho quão formosos são / Eu vou, eu vou!



Texto: Raniere Menezes – 1ªIPB de Caruaru-PE
(Texto sem revisão em 03/11/2019)

Referências:
PINTO, Estevão. História de uma estrada-de-ferro do Nordeste. Rio de Janeiro: José Olympio, 1949. 310 p. (Documentos brasileiros, 61).
SOUZA, Alcindo de. Antologia ferroviária do Nordeste. Recife: Bagaço, 1988. 100 p.
Fonte: GASPAR, Lúcia. Great Western. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife.
BLOG PERNAMBUCO CALVINISTA -- http://pernambucocalvinista.blogspot.com/2010/01/destaques-do-livro-historico-seitas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário