28.5.17

A velhice não ajuda contra a estupidez


A velhice não ajuda contra a estupidez

Por R.M. Menezes

A frase do título é atribuída a Lutero. A velhice pode ser algo positivo quando se adquire sabedoria da Palavra de Deus, mas longe da Palavra os cabelos brancos e a pele enrugada não significam nada. Alguém já disse que os canalhas também envelhecem. Alguns velhos são tarados desprezíveis. Em geral são frágeis e dependentes... outros são sábios segundo o mundo e outros são agraciados por Deus com a sabedoria das Escrituras. Esta experiência é louvável. Mas que ninguém se engane, a sabedoria, o discernimento, o conhecimento da Palavra não tem idade.

Compreendendo, meditando e praticando a Palavra de Deus entendemos mais do que os nossos professores. O dom da graça, do arrependimento, do perdão, do agradecimento e contentamento podem alcançar uma criança e envergonhar um adulto. Não há idade para conhecer Deus, ter prazer em Deus, em sua Palavra.

Por que Davi escreveu que sabia mais que seus professores e os mais velhos? Via de regra, pelo senso comum, os mais velhos tem certa vantagem em experiência, estudo e observação. Cicatrizes e rugas são linhas de memórias proveitosas para alguns. Como disse Jó: “Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento”. (Jó 12:12).

No entanto o praticante da Palavra terá maior sabedoria, pois guarda os mandamentos de Deus, independente da idade. -- Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1 Timóteo 4:12). – A juventude sem a sabedoria da Palavra também é tão inútil quanto a velhice sem o conhecimento de Deus. Mas não um conhecimento vazio, mas com temor.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Sl 11.10).

Nosso esforço, pela graça, é fazer a vontade de Deus, não é apenas o conhecimento intelectual mas a prática. Esta verdade derruba muitos velhos e jovens. -- Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. (Jo 7.17).

Além do mais se formos comparar o conhecimento bíblico dos antigos e depois dos apóstolos, percorrendo toda história da Igreja, nos temos em mãos maiores descobertas do Messias, sua Pessoa e seus ofícios. Ao longo da história, das gerações eleitas, Deus levantou seus mestres para cuidar da Sua Igreja e zelar por seu glorioso nome.

Por mais que possamos encher uma biblioteca do tamanho de uma cidade somente com livros sobre Cristo, o conhecimento pleno e verdadeiro não se pode medir, não se pode estocar, mas quando praticado, vivido na pele, um jovem pode superar um mais velho (e que isto não seja motivo de orgulho e vanglória).

Jovem, mantenha a Palavra de Deus sempre por perto, na leitura, na meditação, na memória, no coração. Ouça a voz do Espírito Santo em Jó 32.7-9:
Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria.
Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido.
Os grandes não são os sábios, nem os velhos entendem o que é direito.

O Salmista Davi compreendeu mais do que os antigos, Deus revelou ao seu servo a sabedoria oculta que estava em sua lei, Davi falou mais plenamente sobre Cristo do que qualquer um antes dele, rivalizou, no bom sentido, com Isaías. Há um evangelho sublime nos salmos. Cave que encontrará o tesouro. E ninguém pode cavar por você.

Assim como o Inimigo se esforça para espalhar o erro, nos esforcemos para adquirir um tesouro inestimável, a sabedoria verdadeira, que conduz à vida.

A idade é de grande proveito, pela experiência e pratica. Não busque sabedoria em outro lugar além da Palavra, e caso beba de outras fontes, filtre pela palavra. A palavra é ou não é a única regra de fé e prática? Cuidado! Que a curiosidade não te leve ao orgulho, que a ambição não te leve a glória de si nem a heresia. Temor, simplicidade e humildade sejam teus guias. Lembre-se, nossos pés são fracos e os caminhos tortuosos e escorregadios.

Deus deu rica sabedoria a Davi que transmitiu a seu filho Salomão que pode dizer:

E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. (1 Reis 4:30). E mesmo assim, Salomão cometeu muitos erros por falta de temor.

Tudo que precisamos está em Cristo. A sabedoria (sophia) e o conhecimento (gnosis), tudo que o homem busca está em Cristo. Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Colossenses 2:3). Cristo é o tesouro oculto de Deus.

É preciso andar neste Caminho, entrar por esta Porta e ver claramente com esta Luz. Jesus Cristo é o logos, a Palavra, o Grande Livro de sabedoria. Leia as bem-aventuranças e ouça sua voz com fé e amor. Siga seus passos nas Escrituras, sente-se aos seus pés, ouça sua voz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário